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Gerenciando Grupos de Usuários


Introdução

O gerenciamento de grupos de usuários é uma utilidade do Data Proof que possui como objetivo conceder aos Administradores e Gestores de Times o controle sobre as permissões que os outros usuários possuem, restringindo o quanto conseguem interagir com a ferramenta.


Acessando o Painel de Gerenciamento de Grupos

O acesso ao painel de gerenciamento é através da opção Configurações do menu de usuário, localizado no canto superior direito da tela, conforme demonstra a imagem abaixo.

Acesso ao botão Configurações

Ao adentrar a tela de Configurações, a opção para acessar o Painel de Grupos estará disponível no sub-menu localizado no lado esquerdo da interface.

Acesso a tela de Grupos

Na tela de grupos, os usuários só poderão visualizar e modificar (caso possuam permissão) os detalhes dos grupos aos quais fazem parte.

Painel de Grupos


Gerenciando Grupos de Usuários

Permissões de Usuário

É possível atribuir diversas permissões aos grupos de usuários, que ditam o que seus membros poderão ou não fazer dentro da ferramenta. Elas podem ser categorizadas da seguinte forma:

· View Users: Permissão para visualizar os dados de usuários (incluindo o próprio).
· Manage Users: Permissão para visualizar e gerenciar os dados de todos os usuários.

Importante

Modificar grupos de usuários sem o devido conhecimento pode ocasionar em consequências para todos os membros. Tenha cautela ao realizar modificações.


Criando um Grupo de Usuários

Permissão especial requerida

Realizar esta tarefa requer a permissão especial Manage Groups.

A criação de um grupo de usuários é um processo extremamente simples. No painel de Grupos de Usuários, basta clicar no botão Novo Grupo, localizado no canto superior direito da interface.

Acesso a tela de Criação de Grupos

Ao clicar no botão, uma interface será exibida para que os dados do novo grupo de usuários sejam preenchidos, sendo eles: Nome, Descrição, Permissões e Projetos.

Criação de Grupo

Ao finalizar o preenchimento dos dados, basta clicar no botão Criar Grupo, situado no canto inferior direito da interface de criação.

Atenção

As permissões ditam o que os usuários que pertencerem a este grupo podem ou não fazer, é de suma importância atentar-se para garantir que possuam as permissões corretas para exercer suas funções na ferramenta.

Importante

É importante atentar-se ao vínculo de Grupos de Usuários a Projetos, para garantir que os usuários que pertencerem a este grupo consigam visualizar os dados necessários nas telas da ferramenta.


Atribuindo Usuários a Grupos

Permissão especial requerida

Realizar esta tarefa requer a permissão especial Manage Users.

A associação de um usuário a um grupo é realizada durante a criação/edição dos dados de um usuário, sendo possivel de 2 formas:

1. Próprio Usuário

Edição dos próprios Grupos

2. Outros Usuários

Acesso a tela de Usuários

Botão de edição de Usuário

Manipulação dos grupos do Usuário


Editando informações de um Grupo de Usuários

Permissão especial requerida

Realizar esta tarefa requer a permissão especial Manage Groups.

É possível manipular as informações de um grupo de usuários clicando no ícone de edição, representado por uma caneta, presente na lista de grupos.

Botão de edição de Grupos

Uma interface será aberta com os dados do Grupo selecionado, que poderão ser modificados como o usuário desejar.

Edição de Grupos

Após as alterações, o botão Salvar deve ser utilizado para gravar as mudanças.


Exclusão de Grupos de Usuários

Permissão especial requerida

Realizar esta tarefa requer a permissão especial Manage Groups.

É possível realizar a exclusão de um grupo de usuários clicando no ícone de exclusão, representado por uma lata de lixo, presente na lista de grupos.

Botão de exclusão de Grupos

Uma interface de confirmação aparecerá, onde o usuário poderá confirmar se realmente deseja excluir o grupo selecionado.

Interface de Confirmação de Exclusão de Grupo