Skip to main content

Gerenciando Contas de Usuários


Introdução

O gerenciamento de contas de usuários é uma utilidade do Data Proof que possui como objetivo conceder aos próprios usuários, Administradores e Gestores de Times o controle sobre as propriedades que a conta pessoal ou de outros usuários, podendo conferir e modificar dados conforme as necessidades.


Acessando o Painel de Gerenciamento de Grupos

O acesso ao painel de gerenciamento é através da opção Configurações do menu de usuário, localizado no canto superior direito da tela, conforme demonstra a imagem abaixo.

Acesso ao botão Configurações

Ao adentrar a tela de Configurações, o usuário poderá manipular diretamente as próprias informações no painel já exibido ou controlar os dados de outros usuários clicando no botão Usuários, presente no menu lateral esquerdo.

Acesso a tela de Usuários

Na tela de grupos, os usuários só poderão visualizar e modificar (caso possuam permissão) os detalhes dos usuários pertencentes aos grupos dos quais o usuário atual faça parte.

Painel de Usuários


Gerenciando Contas de Usuários

Informações sobre Contas

As configurações de contas podem ser categorizadas da seguinte forma:

· Nome de usuário: Propriedade que será utilizada durante o login.
· Nome Completo: Nome completo do usuário para fins de identificação.
· Email: Email do usuário para fins de identificação.
· Telefone: Telefone do usuário para fins de identificação.
· Senha: Senha do usuário que será utilizada durante o login.

Importante

Modificar as contas de usuários sem o devido conhecimento pode ocasionar em consequências para os mesmos. Tenha cautela ao realizar alterações.


Criando uma Conta de Usuário

Permissão especial requerida

Realizar esta tarefa requer a permissão especial Manage Users.

A criação de uma conta de usuários é um processo extremamente simples. No painel de Usuários, basta clicar no botão Novo Usuário, localizado no canto superior direito da interface.

Acesso a tela de Criação de Usuários

Ao clicar no botão, uma interface será exibida para que os dados do novo usuário sejam preenchidos, sendo eles: Nome de Usuário, Nome Completo, Email, Telefone, Senha e Grupos.

Criação de Usuário

Ao finalizar o preenchimento dos dados, basta clicar no botão Salvar Alterações, situado no canto inferior direito da interface de criação.

Importante

É importante atentar-se ao vínculo do usuário aos Grupos, garantindo que o mesmo tenha acesso e permissões para visualizar os dados necessários nas telas da ferramenta.


Observação

A autenticação externa realiza o processo de criação de conta para o usuário caso o mesmo não esteja cadastrado ainda. A mesma também vincula um e-mail já cadastrado em uma conta ao e-mail utilizado durante a autenticação externa.


Editando as próprias informações

É possível manipular as próprias informações apenas ao acessar o menu de gerenciamento. Modificações simples não requerem permissões especiais, enquanto mais complexas como vínculo a grupos requerem.

Auto edição

Para finalizar as alterações, basta clicar no botão Salvar alterações, presente na parte inferior dos detalhes do usuário.


Editando informações de um Usuário

Permissão especial requerida

Realizar esta tarefa requer a permissão especial Manage Users.

É possível manipular as informações de usuários clicando no ícone de edição, representado por uma caneta, presente na lista de usuários.

Botão de edição de Grupos

Uma interface será aberta com os dados do Usuário selecionado, que poderão ser modificados conforme desejar.

Edição de Grupos

Após as alterações, o botão Salvar deve ser utilizado para gravar as mudanças.


Exclusão de Usuários

Permissão especial requerida

Realizar esta tarefa requer a permissão especial Manage Users.

É possível realizar a exclusão de uma conta de usuário clicando no ícone de exclusão, representado por uma lata de lixo, presente na lista de usuários.

Botão de exclusão de Usuários

Uma interface de confirmação aparecerá, onde será necessário confirmar se realmente deseja excluir a conta do usuário selecionado.

Interface de Confirmação de Exclusão de Usuários